Pensou em fazer um jantar especial mas qual vinho escolher? Como harmonizar a bebida com o cardápio é uma dúvida muito comum.
Por isso, preste atenção nestas dicas que vão desde a hora da compra até o momento de servir a bebida com os pratos certos. O sommelier Charles Campos, do bar Kylix Vinhos, dá cinco dicas para você não errar. São elas:
1. Onde comprar
Escolha lojas ou mercados que armazenam os vinhos em ambientes climatizados, e que não os deixem expostos a forte iluminação.
2. Conservação
Não guarde seus vinhos próximos a produtos de limpeza, solventes, tintas e outros produtos com cheiro forte. Eles transmitem o odor à rolha, que afeta o sabor do vinho. Guarde as garrafas em locais frescos e pouco iluminados.
3. Safra
Cuidado com as safras antigas. Não é só a idade do vinho que determina se a bebida tem ou não boa qualidade. Grandes vinhos podem amadurecer por 10, 20, 30 anos ou mais.
Porém, os mais comuns, e normalmente mais baratos, costumam ter uma vida útil de 5 anos, em média. A melhor idade para o vinho ser consumido também muda, conforme a uva e a região onde foi produzida.
4. Nas lojas
Procure comprar em lojas especializadas de bebidas e vinhos, pois elas dispõem de profissionais para ajudar você a escolher a ,elhor opção, que seja perfeita para seu gosto e para o seu bolso.
5. Prato principal
O prato principal vai determinar o rótulo do vinho. Seja ele é branco ou tinto. Carnes, peixes e saladas, por exemplo, ganham uvas diferentes e próprios para a combinação.
Muitas vezes, um bom vinho, se mal combinado, pode não ser tão agradável ao paladar. A seguir, veja algumas opções de harmonização de pratos e vinhos.
Caso tenha dúvidas e não conheça alguns nomes de uvas, não se preocupe: anote a sugestão e leve à loja onde você vai comprar. O atendente lhe mostrará onde está cada garrafa:
6-Para Saladas...
Os espumantes são uma boa opção de harmonização com saladas. Frescor e leveza combinam com as entradas e sua acidez abre o apetite.
7-Para frutos do mar...
Brancos jovens e refrescantes são ótimas opções. Um riesling alemão vai bem. Outras opções são os sauvignon blanc, da Nova Zelândia, e algumas alternativas dessa uva que estão sendo produzidas com qualidade no Chile.
Um bom Chianti é uma escolha certeira. Se for um dia (ou uma noite) especial, opte por um Brunello envelhecido.
8-Para massas...
Os monte pulcianos são boas opções. Se preferir um branco, decida por chardonnays amadeirados e consistentes.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/2478-combine-vinhos-e-pratos-sem-errar
Imagens Google
Imagens Google
Adorei as dicas! Xêro!
ResponderExcluir